sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LEVANTANDO OS VALENTES DE GUERRA



"Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos." (Jl 3:9.)

O homem de Deus deve treinar a sua capacidade de depender do Senhor em tudo, permitindo que a sua alma seja próspera. A Bíblia diz que assim como pensa o ho¬mem, assim é a sua alma (Pv 23:7).
Gideão tinha um exército numeroso, mas não foi a mai¬oria que venceu o adversário; foram vencedores apenas os valentes, os que creram e obedeceram. Se a maioria tivesse acreditado em Gideão ele conquistaria muito mais, porém o Senhor ungiu trezentos valentes que conquistaram po¬derosamente os midianitas. "Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos li¬vrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar." (Jz 7:7.)
Davi também tinha os seus valentes em sua equipe; homens de guerra, adestrados para tomar cidades e forta¬lezas (1 Cr 11:10-12). Hoje Deus convoca os Seus valen¬tes, não mais para uma guerra física, pois a nossa luta não
é contra carne c sangue, mas contra principados e potestades, contra as hostes espirituais da maldade deste mundo tenebroso (Ef 6:12).
Nos valentes de Deus, duas coisas são fundamentais:

1. SER UM HOMEM DE CARÁTER IRREPREENSÍVEL
Para alguém ter um bom caráter, não precisa necessari¬amente ser crente. Existem muitas pessoas que não são cren¬tes, mas têm uma vida digna, desempenham com excelên-cia sua função no lar, são amigos, honram seus compromis¬sos, cumprem suas obrigações sociais, etc. Porém, não são crentes! Neles detectamos um comportamento de homem sadiamente instruído; são valentes seculares, aos quais Deus, por ser justo, derrama bênçãos, pois eles guardam princípios. "Porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos." (Mt 5:45.)
Porém, se você é um filho de Deus, obrigatoriamente deve ter um caráter irrepreensível, uma vida de modelo e de tes¬temunho, uma conduta da qual nem homens, nem o ad¬versário da sua alma tenham como acusá-lo. "A noite é pas¬sada, e o dia é chegado; rejeitemos, pois, das obras das tre¬vas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honesta¬mente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em orgias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Rm 13:12-14.)
Nascemos de novo. Temos hoje, dentro de nós, a natu¬reza de Deus. "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17.) Devemos ser exemplo e refletir a ima¬gem de Deus em nossa vida.
E de suma importância que cada membro da Igreja de Jesus esteja consciente do seu papel, e viva como um ver¬dadeiro homem de Deus, sabendo que, para nos manter-mos íntegros, apenas duas coisas nos ajudarão: uma boa formação de conduta ética e o temor do Senhor em nosso coração. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." (Pv 9:10.)

2. SER UM HOMEM SANTO
A Bíblia nos instrui: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14). Sabemos que só podemos ser santos se tivermos, de fato, nascido de novo, recebendo a natureza do Pai. "Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento." (1 Pe 1:15.) A santidade nos dá maior convicção de que não somos mais deste mundo; estamos aqui, mas não somos daqui (Jo 17:16). Porém, o que nos levará a uma consciência mais profunda, como um valente de Deus, é a viva compreensão de que somos um vaso de santidade e honra. "Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra." (2 Tm 2:21.)
Nós estamos vivendo um momento ímpar de conquis¬tarmos um território, e faremos isso sem nos contaminar¬mos com o banquete de Nabucodonosor (Dn 1:8). Deus escreverá a sentença contra o adversário e nós estaremos vivendo a vitória. "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na gra¬ça que há em Cristo Jesus; e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que se¬jam idôneos para também ensinarem a outros. Sofre co¬migo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum solda¬do em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:1-4.)
Nossa conquista como Valentes de Deus somente acon¬tecerá se preservamos a santidade. Duas coisas nos leva¬rão à santidade: a primeira é submetermo-nos às promes¬sas de Deus e à Sua Palavra, vivermos por ela. "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17.) A segunda é: obedecermos para prosperar. "Ouvi-me, ó Judá e vós moradores de Jerusalém! Crede no Senhor, e estareis seguros; crede nos profetas e prosperareis." (2 Cr 20:20.) Assim é o valente de Deus: submete-se à Palavra e é com-pletamente firmado nela.
Gostaria de elucidar algumas características de um va¬lente de Deus, tomando como exemplo o Rei Davi, um ho¬mem usado por Deus para restaurar Jerusalém.

HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Davi resolveu ser um homem segundo o coração de Deus. Ele foi provado, mas o Senhor o aprovou e lhe entregou os reinos da terra. Tornou-se um valente valoroso, conquis¬tou todos os seus territórios.
Hoje, muitas pessoas querem conquistar interessados no fortalecimento do seu reino particular, esquecendo-se dos compromissos firmados, não andando na luz, estando fora do conselho do justo, contaminando-se com feitiçarias que são abomináveis aos olhos do Senhor. Porém, Deus le¬vantará homens, nessa geração, segundo o Seu coração, para conduzir o nosso povo com um cajado seguro.

HOMEM SEGUNDO O PROPÓSITO DE DEUS
"Conduziu-me para um lugar espaçoso; livrou-me, por¬que tinha prazer em mim." (2 Sm 22:20.) O propósito de Deus se cumprirá, ainda que alguns não concordem. Deus é soberano o suficiente, em todas as coisas, para mover o quê e quem ele quiser; Ele pode mover o coração do rei tanto para a direita, quanto para a esquerda; Ele pode transformar maldição em bênção e extrair das trevas a luz. "Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." (Dn 2:20-22.)

HOMEM SEGUNDO A VONTADE INTEGRAL DO SENHOR
Deus deu a Davi a capacidade de escolha. Ele poderia ser um rei que legislasse em causa própria. No entanto, Deus ministrou ao seu coração uma consciência profunda de ser exatamente o que Ele queria que Davi fosse. Hoje, dentro da história secular e hebraica, Davi é considerado um dos reis mais bem-sucedidos de todos os tempos e o seu nome é sinônimo de adorador e restaurador.
O ofício de administrar não é fácil, pois não é preferên¬cia, é vocação. Se não houver vocação, vem a corrupção. Davi fez a vontade integral do Senhor; tornou-se um va¬lente de Deus, e nessa consciência política monárquica fez o resgate do povo, dos reinos e do crédito profético (SI 18:17,18,43,50).
Nessa consciência, como um valente de Deus, Davi re¬cebeu a unção de restauração, e tudo aquilo que estava quebrado no seu reino foi restaurado: a família, o reino, a adoração, a consciência política para sair do reino da guer¬ra e entrar no reino da paz.
O reino de Davi foi de guerra; o reino de Salomão, de paz entre os povos. O nosso desejo é que o Senhor nos faça valentes para termos grandes conquistas no plano espiri-tual e vencermos todas as forças opositoras das regiões celestiais. Como valentes de Deus, vamos caminhar com uma mão na obra e outra na arma. "Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma." (Ne 4:17.) E tempo de tomarmos a nossa arma, a espada, que é a Palavra de Deus confessada com convicção. Se estivermos convencidos, convenceremos. É melhor obedecer do que sacrificar (1 Sm 15:22). O nosso povo está há décadas debaixo de um jugo. Se você respeita a si mesmo, a sua família e a sua geração, busque a Deus para que Ele fale ao seu coração. Todas essas carac¬terísticas, que estão na Palavra, apontam para que você saiba que o Senhor vai realizar muito mais do que o que pedimos e pensamos quando somos os valentes de Deus (Ef 3:20).