quarta-feira, 17 de março de 2010

EXEMPLOS PARA SEREM SEGUIDOS :

Um homem  que, desfrutava de uma posição privilegiada no reino, soube de notícias da terra de seus irmãos.
Uma mulher cortejada pelo grande rei, viu o seu povo em grande perigo.
Ambos abriram mão de seus previlégios e colocaram-se   em posição de fazer algo, mesmo que isso lhe custasse a própria vida. foram vencedores e não se pode falar de missões sem mencionar seus nomes.
Que diremos ainda de Gideão, Davi, Elias, Eliseu, Paulo e tantos outros.
Quem sabe voce também pode fazer um pouco mais. conta-se que; um dia um jovem a beira mar arremassava algo, um homem observando-o de longe aproximou-se e viu que as ondas traziam para a praia muitas estrelas do mar. aquele jovem as atirava alem das ondas, então o homem esclamou : Não ve que não vai conseguir salvar todas !. respondeu então o jovem: mas todas que conseguir arremessar estaram a salvo.
Pense nisso. Jesus procura arremessadores para alem da linda da destruição.
Habilite-se

MISSÕES SE FAZ COM ATITUDE



Qual a sua posição em Missões?
Segurando a corda? Os mantenedores.
Ajudando a segurar a corda? Os intercessores.
Dando orientações? Os pastores e apóstolos.
Descendo pela corda? Os missionários.
Na água? Jesus é a solução para você!
Você acha que não está representado no desenho.
Olhe bem! Você pode estar sob a água!
Quem não trabalha, dá trabalho!

TODO CRISTÃO DEVE SER UM GANHADOR DE ALMAS

Apóstolo Alex e Catherine
(Fonte)
"Todo cristão deve ser um ganhador de almas" declarou um plantador de igrejas Africano, que supervisiona um ministério com mais de 18.000 igrejas locais.

Alex Mitala, o superintendente geral da Igreja Nacional de Uganda, apontou para a Bíblia e disse que a Escritura diz que todos os crentes são chamados a participar de uma campanha de conquista das almas.

"Ele quer que as pessoas acreditam que depois se arrependerem de seus pecados, cresçam e tornem-se discípulos", disse Mitala ao Christian Post. "Cada crente deve ser um ganhador de almas. Todo crente está habilitado de acordo com a Bíblia".

O plantador de igrejas, que é comumente referido como Mutame (Apóstolo) Mitala, trabalhou com sua equipe para plantar mais de 145 igrejas em Uganda e no Quênia, e construir orfanatos, escolas e seminários. Ele e sua esposa Catherine adotaram 11 crianças órfãs e tem seis filhos biológicos.

Deus chama as pessoas para servir de diferentes maneiras, disse Mitala. Ele pode ser um empresário, um agricultor ou um músico, não imposta, um crente tem de ser um ganhador de almas. É responsabilidade do pastor da igreja para com o discípulo de sua igreja que o incentive para que todos possam sair e compartilhar o evangelho.


Ademola Ishola
(fonte)
Ademola Ishola, o secretário geral da Convenção Batista da Nigéria, que tem mais de 10.000 igrejas afiliadas, ressaltou a responsabilidade de cada crente ganhar uma alma. "A necessidade de capacitar todos os membros da igreja é fundamental", disse Ishola.

Ele observou que, em média, menos de 20 por cento dos membros de uma igreja estão ativos.

"Isso significa que 80 por cento da força de trabalho é perdido", disse o líder da igreja nigeriana."Os pastores precisam treinar todos em todos os aspectos para que ganhem almas".

Mitala e Ishola estavam entre as dezenas de líderes de igrejas e pastores que fizeram apresentações durante a conferência bienal Synergize na semana passada, em Orlando.Como o nome sugere, a conferência foi destinada a rede de líderes de todo o mundo para que eles compartilhem e combinem recursos ou favoreçam a sinergia de seus esforços para cumprir a Grande Comissão.

O objetivo comum é o dobrar o tamanho da igreja através de cinco milhões novas igrejas plantadas em todo o mundo para trazer o próximo bilhão de pessoas a Cristo. A "Rede Segundo Bilhão" espera a meta de um bilhão de cristãos novos nos próximos 15 anos.

James Davis, fundador e presidente da Rede Segundo Bilhão, que organizou o Synergize 2, disse que o plano para os próximos dois anos, antes Synergize 3, é terminar todas os relatórios regionais e fazer com que todos os recursos arrecadados estejam disponibilizados.

Fonte (inglês) Christian Today.

VAMOS ORAR

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus"
Filipenses 4.7

O número ao lado dos países indica a sua posição na Classificação de países
por perseguição
[ ver o pedido de hoje ]
China (13º) - Crescimento no ministério infantil voltar ao topo
Dia 1 - Ore pelo ministério de crianças na China. Apesar do crescimento de escolas dominicais, muitas igrejas e líderes ainda precisam ter a visão e o desejo de alcançar crianças com o evangelho. Uma igreja na região central do país descobriu que o material infantil disponível não é apropriado para outras províncias, por estar fora do contexto. Ela quer adaptá-lo e reescrevê-lo. Entretanto, não sabem como fazer isso. Peça a sabedoria de Deus e a sua direção neste desafio.

Dia 2 - À medida que a rede de igrejas não registradas cresce, ela enfrenta questões relacionadas à administração da igreja e das finanças. Os líderes precisam de treinamento adequado a seu contexto e estrutura. As igrejas também enfrentam um abismo de gerações em relação a sua liderança; há um desacordo entre a mentalidade e a percepção dos líderes mais jovens em relação aos mais velhos devido à maneira como foram educados. Os jovens querem experimentar outras maneiras de abordagem. Ore para que a transição da geração de "Moisés" para a de "Josué" seja tranquila.

Israel - Peça justiça voltar ao topo
Dia 3 - Há esperança de que uma ação judicial entre cristãos messiânicos e um rabino ortodoxo chega a um desfecho em breve. No dia 9 de março, o ortodoxo Yad L'Achim terá uma última oportunidade de apresentar sua defesa. A decisão do juiz está marcada para o dia 9 de abril. Ore para que a justiça seja feita para a glória de Jesus Cristo.

Dia 4 - O treinamento de discipulado Lech L'cha aconteceu no período de dezembro a março. Agradeça a Deus por tudo o que Ele fez na vida dos jovens que participaram do treinamento. Interceda por eles, agora que retornam para suas casas e congregações. Que o Senhor os guie quando eles tiverem que tomar decisões em relação ao futuro.

Comores (16º) - Um só entendimento voltar ao topo
Dia 5 - Suplique a união dos cristãos, a fim de que tenham um só entendimento, e que o Senhor lhes dê mais oportunidade de se conhecer e servir uns aos outros. Também ore para que os cristãos aprofundem o relacionamentos com outros cristãos, independente de suas denominações, e que continuem ousados na pregação do evangelho aos muçulmanos.

Ásia Central - Mulheres em foco voltar ao topo
Dia 6 - Ore pela presença e a unção de Deus na conferência de mulheres que será realizada no início de março. Esposas de pastores e mulheres envolvidas no ministério se encontrarão para momentos de ensino e ministração.

Dia 7 - Ore por Samida, que é solteira. Isso é como uma vergonha para sua família e, por isso, ela foi expulsa de casa. Seus pais lhe disseram para ir morar junto aos animais da família.

Dia 8 - O Dia Internacional da Mulher é sempre uma festa na Ásia Central. Ore para que as mulheres cristãs dos países da região tenham força e coragem de impactar sua sociedade de maneira positiva.

Uzbequistão (10º) - Três anos na prisão voltar ao topo
Dia 9 - Hoje faz três anos que Dmitry Shestakov foi condenado a quatro anos de prisão por atividades religiosas. Ore por ele, por sua esposa Marina e suas filhas, para que sejam fortalecidos em mais um ano que resta da sentença. Ore para que eles tenham saúde física e espiritual e que Deus cuide dessa família de uma maneira especial.

Brunei (29º) - Sabedoria para ministrar voltar ao topo
Dia 10 - Os cristãos são desencorajados a compartilhar sua fé e penalizados se o fizerem. As igrejas correm risco de serem fechada, casos se descubra que ex-muçulmanos frequentam os cultos. Peça ao Senhor para lhes dar sabedoria ao praticar a fé e ao ministrarem aos ex-muçulmanos.

Líbano - Oportunidade e união voltar ao topo
Dia 11 - Louve a Deus pelas oportunidades que surgem neste país. Ore para que haja liberdade agora e no futuro, e para que a Igreja de Cristo possa aproveitar isso. Interceda pelos jovens que têm descoberto que não existe nenhum deus além de Jesus Cristo. Ore para que o Espírito Santo os encoraje e faça com que eles permaneçam na caminhada cristã.

Dia 12 - Continue a orar para que o Espírito Santo traga unidade para sua Igreja. Ore para que o amor de Jesus Cristo os coloque de joelhos e os faça ver quem Ele realmente é e o quanto Ele ama as pessoas desse país. Ore para que o evangelho não seja monopolizado, mas compartilhado com toda liberdade.

Etiópia (44º) - Líderes em prova voltar ao topo
Dia 13 - Os irmãos que vivem entre a etnia gurage, sudoeste do país, estão sempre sob ataque e pressão de autoridades e de não cristãos. Na noite de 6 de novembro, pessoas não identificadas incendiaram uma igreja no distrito de Eza. Os líderes da igreja tentaram reconstruí-la três vezes, mas sempre que a construção mostra algum progresso, ela é incendiada novamente. Por isso, desistiram. No distrito de Cheha, os líderes de uma congregação tentaram comprar um terreno, mas o governo interceptou o negócio e acusou os líderes de adquirir propriedades ilegalmente. Os pastores nessa região sentem-se frustrados e desencorajados. Ore para que a Igreja permaneça fiel. Que seus líderes sejam exemplo de confiança em Deus em qualquer situação que suas congregações estejam enfrentando. Ore para que sejam encorajados, fortalecidos pelo Senhor e tenham perseverança no tribunal, quando forem responder pela acusação de negócio ilegal.

Sri Lanka (40º) - Término dos estudos voltar ao topo
Dia 14 - Suresh, um aluno da Faculdade Bíblica Cingalesa, é amparado por doações de parceiros da Portas Abertas. Ore para que ele complete seu treinamento teológico com excelência e seja cheio de compaixão pelos perdidos. Que o Senhor possa usá-lo poderosamente em seu futuro ministério.

Doe hoje voltar ao topo
Dia 15 - Agradeça ao Senhor pelos parceiros brasileiros que tem usado seus recursos para sustentar o trabalho da Portas Abertas no campo. Sem esses queridos irmãos, o trabalho não poderia ser executado, e milhares de vida não poderiam contar com o apoio que recebem.

Indonésia (48º) - Evangelistas dedicados voltar ao topo
Dia 16 - O evangelista Aji tem alcançado muçulmanos desde 1994. Ele vai a lugares hostis ao evangelho e, por isso, arrisca a própria vida. O último interrogatório pelo qual passou foi em 2004, e as agressões que sofreu enquanto era indagado o deixaram com o joelho inchado por duas semanas. O ministério de Aji continua apesar disso. Portanto, interceda por esse corajoso ministro do evangelho.

Hoje - Dia 17 - O ex-muçulmano Ramli, de 70 anos, tem recebido ameaças por mensagens de texto pelo celular. "Não estou com medo, porque conheço a verdade e tenho Jesus", ele diz. Peça a proteção do Senhor sobre ele, e que tenha sabedoria ao responder os insultos que vem recebendo em razão de sua fé.

Vietnã (21º) - Plantador de igrejas voltar ao topo
Dia 18 - O pastor Estevão, de 49 anos, é responsável por duas igrejas que, juntas, possuem 260 membros. O pastor conta com outros 17 obreiros, e o grupo planta mais igrejas no norte do Vietnã. Ele foi treinado em um dos seminários da Portas Abertas. Peça pela segurança dele, enquanto visita as igrejas domésticas em diversas vilas. Ore também por sua família.

Uigur - Liberdade e prisão voltar ao topo
Dia 19 - Depois de passar dois anos na prisão, Osman Imin foi solto em novembro do ano passado. Sua saúde se deteriorou na prisão. Peça a Deus seu completo restabelecimento e de sua família.

Dia 20 - Alimjan Yimit está preso desde janeiro de 2008, à espera do julgamento. Em outubro de 2009, ele foi sentenciado a 15 anos de prisão por "divulgar segredos de estado". Sua esposa e seus dois filhos não puderam visitá-lo durante o período anterior ao julgamento. Suplique a Deus para que as autoridades revejam a situação de Alimjan e a coloquem a seu favor.

Líbia (22º) - Mais obreiros voltar ao topo
Dia 21 - A Igreja líbia pede para que Deus levante obreiros, e que estes tenham acesso às pessoas. Ore por todos os cristãos, pelo suprimento de suas necessidades, e para que eles continuem testemunhando corajosamente, mesmo em face à perseguição.

Dia 22 - Há poucas igrejas para estrangeiros na Líbia. Ore para que o governo aprove as licenças necessárias para os projetos.

Síria (41º) - Voltados para o povo voltar ao topo
Dia 23 - Haverá um evento no qual será exibido o filme Damasco Fala, sobre a vida do apóstolo Paulo. Jesus se encontrou com Saulo na estrada para Damasco, e hoje está pronto para encontrar aqueles que o buscam, bem como aqueles que se opõem ao evangelho. Interceda pelas igrejas do país, que planejam suas atividades de verão. Ore para que o Senhor sustente a liderança, e que ela seja guiada de maneira específica para atender às necessidades do povo sírio. Ore para que eles sejam abertos para assuntos que são considerados tabus, e que ministrem às pessoas que precisam.

Cazaquistão - Missionários deportados voltar ao topo
Dia 24 - Interceda por Feruza Utegenova, membro da igreja Nova Vida. Feruza é de origem uzbeque, e foi deportada no dia 5 de novembro por "praticar trabalho missionário sem registro de estrangeira". Seu crime foi ter entregue uma revista cristã infantil para uma menina de 12 anos. Ao ser deportada, Feruza foi separada de seus quatro filhos, que vivem em Aktau.

Dia 25 - O líder batista Viktor Leven, do norte do país, corre o risco de ser deportado por "atividades missionárias não registradas". Viktor insiste que não é missionário. "Aqui é onde moro, e meus seis filhos nasceram nesse lugar". Oficialmente, Viktor e sua esposa são cidadãos alemães, e os dois estão em processo de obter cidadania cazaque, uma vez que nasceram no país. O irmão de Viktor, Didrikh, foi multado por participar de atividades em uma organização religiosa não registrada. Ambos pertencem ao Conselho das Igrejas Batistas, que, por princípio, se recusa a obter o registro estatal. Lembre-se deles em suas orações.

Dia 26 - Um homem que recentemente ganhou uma Bíblia escreveu: "Tenho amigos que também têm sede da Verdade. Quero que minha família e outros de nosso clã tenham a esperança que as Escrituras nos dão". Ore para que haja oportunidades seguras de entrar em contato com essas pessoas e presenteá-las com Bíblias e outros materiais.

Norte do Sudão - Ex-muçulmana em risco voltar ao topo
Dia 27 - Muitos ex-muçulmanos continuam a enfrentar inúmeros desafios no norte do Sudão. Há muitos que vivem em segredo, com medo de serem mortos ou rejeitados por suas famílias. O governo e a comunidade islâmica são hostis em relação aos cristãos, especialmente para com os ex-muçulmanos. Baya, de 32 anos, é ex-muçulmana em 2005. Pouco depois de sua conversão, ela perdeu seu emprego como gerente de RH em uma empresa cujo proprietário é muçulmano fundamentalista. Com sua conversão, Baya foi rejeitada pela família, e seu primo já a ameaçou de morte diversas vezes. Ela corre o risco de perder seu atual emprego, porque o governo está levantando falsas acusações de que a organização em que ela trabalha estaria evangelizando muçulmanos. Peça a intervenção de Deus nesse caso. Que Baya deposite sua confiança no Senhor e experimente a direção e a proteção do Pai celeste nesses momentos de incerteza. Também ore para que a família de Baya conheça a Jesus através de seu testemunho.

Colômbia - Indígenas cristãos voltar ao topo
Dia 28 - Interceda pelas 250 famílias da comunidade indígena de Arhuacos que foram expulsas de suas terras por chefes indígenas do norte da Colômbia. Essas famílias sofreram pressões no passado para que negassem a fé em Cristo, mas se recusaram a fazê-lo. Há anos, o tribunal constitucional aprovou um decreto em que os indígenas teriam de abrir mão de seus direitos e deixar o território que foi concedido a comunidades mais antigas se abandonassem a cultura da tribo. Agora, essas famílias estão sem casa, sem emprego e sem sustento.

Brasil - Interceda pela Igreja brasileira voltar ao topo
Dia 29 - Interceda pela nossa colaboradora Ana Cristina. Ela passa por uma situação financeira delicada, pois precisa mudar de casa, fazer um tratamento de saúde, e tem o sonho de cursar a faculdade para a qual prestou vestibular e foi aprovada. Peça a Deus para ajudá-la a encontrar formas de cociliar todas essas atividades que são importantes para sua vida.

Dia 30 - Ore pela Giovanna, filha do correspondente Cristiano, de Recife - PE. Ela tem 2 anos e meio de idade e sofreu uma cirurgia nas pernas, pois possui um problema que impede seu movimento. Ore por sua recuperação e para que não haja sequelas.

Dia 31 - Daqui a exatos dois meses, será celebrado o DIP - Domingo da Igreja Perseguida. Interceda pelo evento, para que seja realmente eficaz no objetivo de levar a Igreja brasileira para mais perto dos cristãos perseguidos. Ore pelos organizadores, para que tenham criatividade e sabedoria para conduzir a celebração em suas igrejas. Ore também pela equipe da Missão Portas Abertas, que prepara o material para o evento e que terá bastante trabalho nos meses que sucederão o DIP.
Sobrevivência e fé - os desafios da Igreja eritreia (parte 1)

ERITREIA (11º) - Em entrevista exclusiva, diretor da Portas Abertas na África comenta sobre a situação atual da Igreja na Eritreia. Esta é a primeira parte de uma série de dois blocos.

Quando começou a haver restrições religiosas na Eritreia?
Em 1997 o governo eritreu emitiu um decreto ordenando o registro de todos os grupos religiosos que operam fora da Igreja Ortodoxa Eritreia, Igreja Católica Romana, Igreja Luterana Evangélica e do islamismo. Para obter o registro no Departamento de Assuntos Religiosos era necessário entregar o rol de membros da igreja e o endereço de cada um, dados bancários da congregação e os dados dos ministros titulares.

As igrejas obedeceram a essas ordens?
A maioria dos grupos evangélicos se recusou a entregar os documentos porque sentiam que seus membros correriam risco com a exposição. Porém, quatro grupos cederam – a Igreja Presbiteriana, a Igreja Metodista, os Adventistas do Sétimo Dia e a seita baha"i. Para alguns deles, o governo conseguiria a informação que desejava mesmo se a igreja não a entregasse.

Essas igrejas receberam o registro?
O governo não cumpriu nenhuma promessa feita em 1997 em relação ao registro. No entanto, a obediência ou a recusa trouxeram consequências. Em 2002, o Estado fechou todas as igrejas que não solicitaram a licença. Os que haviam solicitados foram considerados "complacentes", e isso lhes garantiu alguns privilégios. Durante algum tempo, eles puderam continuar com seus cultos de domingo, mas à medida que mais pessoas participavam dessas reuniões, o governo suspendeu todos os cultos públicos.

Isso quer dizer que os grupos licenciados pelo Estado foram poupados da perseguição?
Eles foram poupados a princípio, mas hoje essas igrejas experimentam certo grau de perseguição. Quando digo que há “perseguição”, quero dizer que o governo controla o grupo completamente. A Igreja ortodoxa, em especial, é forçada a entregar ao governo os dízimos e doações que recebe. O ex-patriarca que conduzia a Igreja foi deposto, e o seu substituto é um político, ele era embaixador em Israel. Além disso, essas igrejas também foram obrigadas a submeter relatórios de todas as suas atividades a cada seis meses. Se tais relatórios indicarem que uma nova igreja ou foi plantada, ou que começaram um trabalho em algum lugar, é aberto um inquérito sobre isso.

Por que o governo exigiu o registro das igrejas?
Os cristãos da Eritreia são da opinião que a ordem de registro foi um pretexto para fechar igrejas e acabar com as atividades cristãs. Para eles, está claro que o governo não quer que a Igreja dissemine o evangelho na comunidade.

Mas qual é o verdadeiro motivo por atrás dessas medidas contra a Igreja?
A perseguição tem de ser vista considerando-se que o governo segue uma ideologia comunista. Dessa forma, veem o mundo todo como ameaça. Empresários são uma ameaça, professores universitários são uma ameaça, a Igreja é uma ameaça... Suspeitam de todos.

Além disso, os cristãos são acusados de colaborar com a CIA (órgão de inteligência dos EUA) para derrubar o governo eritreu, de serem desleais ao governo, e de não ser uma religião natural do país. Um cristão eritreu falou: "É óbvio o governo odeia o evangelho. Eles não querem nenhuma atividade religiosa na Eritreia além da Igreja Ortodoxa. Mas mesmo essa igreja só existe para contribuir com os interesses do governo".

Quanto cristãos estão em prisões atualmente?
Fontes locais nos informaram de que há 2.221 cristãos no momento.

Tradução: Missão Portas Abertas

"DESAFIOS DA IGREJA"

ERITREIA (11º) - Em entrevista exclusiva, diretor da Portas Abertas na África comenta sobre a situação atual da Igreja na Eritreia. Esta é a segunda parte de uma série de dois blocos. Leia a primeira parte aqui.

Qual você diria ser o maior desafio para a igreja na Eritreia?
Há muitos desafios que a Igreja está enfrentando. Durante os últimos dois ou três anos, o maior deles foi provavelmente a prisão dos líderes. Qualquer um identificado como líder principal de uma igreja clandestina era preso. Normalmente havia outra pessoa para assumir o posto, mas em um período muito curto de tempo, ela era identificada pelo governo também. Isso acontece porque o governo tem informantes por todo, procurando por cultos cristãos e delatando-os. Homens são treinados para assumir os cargos de liderança nas igrejas, mas não demora muito até que sejam identificados e detidos.

Imagine só o tipo de pressão que está sobre as famílias da liderança da igreja, especialmente sobre as esposas. O nível de estresses deles é tremendo, e isso é um desafio para os pastores.

Outro desafio é o fato de que muitos jovens, considerados potenciais líderes, fogem a outros países. A Igreja fica ainda mais pobre com isso.

A morte de cristãos nas cadeias tem abalado e desencorajado a Igreja. A liderança conhecia alguns dos falecidos; outros se converteram enquanto prestavam o serviço militar. Esses são desafios, e a Igreja pede que oremos por eles.

Sabem-se quantos líderes estão presos no momento?
Temos notícia de que há 100 pastores presos.

O governo tem conseguido calar a voz dos cristãos em Eritreia?
Apesar da perseguição e da instabilidade que assolam a Igreja, os cristãos testemunham a graça de Deus em ação na vida da Igreja. Os líderes dizem que nas reuniões secretas, almas se entregam a Jesus Cristo. Dizem também que novos líderes surgem a partir desse movimento clandestino. Os testemunhos de irmãos que são fiéis sob pressão também encoraja a Igreja.

Você pode compartilhar um testemunho desses?
Claro. Fui informado de um ex-muçulmano que foi preso depois de se converter. Ele foi posto numa cela com mais dois cristãos. Um dia, os três foram interrogados. Os outros dois foram chamados primeiro enquanto o ex-muçulmano esperava em outra sala.
Os policiais perguntaram aos dois homens se estavam dispostos a não ir mais aos cultos. Ambos eram cristãos havia mais de dez anos. Por causa da sua comunidade deles e de suas obrigações com a família (eles eram casados e tinham filhos), os dois concordaram. Conforme o sistema presidiário, ambos tiveram de chamar alguém para buscá-los – essa pessoa se torna a garantia de que os detentos cumprirão os termos sob os quais foram libertados.
Então chamaram e interrogaram o ex-muçulmano que era cristão havia apenas sete meses. Os policiais lhe perguntaram se estava disposto a parar de pregar sobre Cristo. Ele respondeu: "Não vou deixar de falar sobre Cristo porque isso é a minha vida. Não posso ficar sem falar sobre Ele. Na realidade, se você me permitir, vou começar com você". O interrogador ficou muito bravo e transferiu o homem para o acampamento militar de Mitire, a fim de ser punido. Aparentemente, o ex-muçulmano ainda está lá.

Em sua opinião, os desafios trouxeram maior unidade à Igreja eritreia?
Parece sim que a perseguição trouxe maior unidade. Conhecemos pastores que ministram a pessoas a despeito das denominações. Eles testemunham que há uma unidade como nunca viram antes. Sentem que a perseguição os aproximou. Ouvimos relatos de pastores de denominações diferentes que estão presos e que ministram um ao outro sempre que têm oportunidade. Porém, é preciso ser realista. Ainda há segregações.

Fale um pouco sobre a sociedade na Eritreia.
Faz três anos que o governo proibiu a atividade de empresários na Eritreia. Essas pessoas estão deixando o país para fazer negócios em outro lugar. Para eles, não é mais financeiramente viável permanecer na Eritreia.

Comida e artigos de consumo são escassos. O governo estabeleceu centros de distribuição por toda a nação, onde se vendem comida e outros itens. Esses artigos são tão caros que a maioria das pessoas não pode adquiri-los. Há também cotas para cada família. Os cristãos nos dizem que não importa o tamanho da família, ela só pode comprar cinco pãezinhos por dia. Para consegui-los, você tem de se levantar bem cedo e esperar na fila. Pode ser que a comida acabe enquanto você estiver lá, então você tem de voltar no dia seguinte. Há pão no mercado negro, mas é ainda mais caro.

Você tem pedidos de oração pelo país que gostaria de compartilhar?
• Continue a pedir a Deus pela Eritreia, e pela salvação do presidente e de outros líderes influentes;
• Peça a Deus para sustentar todos os irmãos que estão presos;
• Ore em particular pelas esposas e filhos dos líderes que estão na cadeia. Que elas permaneçam firmes em Deus mesmo distantes de seus maridos e pais;
• Interceda pelas igrejas clandestinas e por seus líderes. Que eles experimentem a proteção de Deus a fim de que possam continuar a ministrar ao povo;
• Peça a Deus para prover o sustento para seus filhos nessa época de escassez;
• Ore para que Deus edifique sua Igreja na Eritreia para sua glória.



Tradução: Missão Portas Abertas